terça-feira, 3 de março de 2015

Ética e massoterapia.

Após fazer um trabalho sobre a importância da ética na massoterapia, para o a formação e aprendizado de como elaborar um tcc, me vi sobre um assunto que me fez pensar muito sobre tudo, e resolvi fazer um post totalmente dedicado à isso.

Ser ético vai muito além de qualquer pesquisa profunda, afinal varia muito de pessoa para pessoa, e às vezes o que é ético para mim pode não ser para outra pessoa. 
Em toda e qualquer profissão ser ético é um dever prioritário, porém, na massoterapia em si é um quesito que serve como um alicerce afinal estamos lidando não apenas com um corpo que sente dores e desconfortos, estamos lidando com uma pessoa que têm sentimentos e com uma alma que precisa de serenidade.


A importância da ética na massoterapia é fundamental. Tratar apenas o que é de nosso conhecimento e saber encaminhar um paciente a ajuda especializada, fazer uma completa anamnese e conversar com toda franqueza possível explicando como será o procedimento e quais as técnicas usadas para sanar o problema e aliviar as dores do paciente, e saber indicar procedimentos que o paciente possa fazer sozinho como alongamentos.

Em hipótese alguma fazer algo sem toda a certeza do resultado que dará, e saber lidar com eventuais assédios que possam a vir ocorrer. Respeitar todo e qualquer paciente e suas queixas, e ficar a par de toda e qualquer patologia que o paciente possa ter, e de forma alguma executar o tratamento se o paciente possuir alguma contra-indicação



Ser massoterapeuta vai muito além do que aprendemos em sala de aula. É um ato extremamente gratificante, poder ajudar outra pessoa que precisa com nosso conhecimento e esforço praticado durante o período de aprendizagem. Não é uma profissão fácil e requer muita responsabilidade, portanto não se pode escolher fazê-la sem o total compromisso e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário