terça-feira, 10 de junho de 2014

Dias ensinam tudo para nós.

Enfim consigo olhar pra frente com orgulho. Orgulho de tudo que passei, orgulho de ainda estar de pé, orgulho simplesmente por ser quem eu sou.
Sempre fui acostumada na marra a menosprezar minhas conquistas por mais importantes que elas fossem, nada nunca foi lançado a mim como méritos, sempre não passava da minha obrigação. Me acostumei a passar sempre por média no colégio e isso não era mais do que meu dever, aprendi a apresentar trabalhos com uma facilidade incomum, mas isso também era minha obrigação, terminei o ensino médio sem ficar em recuperação em nenhuma matéria mesmo cansada acordando às 05h00min da manhã todos os dias. Comecei a trabalhar sem ter maioridade e fazer cursinho, e o cansaço era só parte da minha obrigação, ganhei uma bolsa de estudos numa faculdade, mas ainda sim eu não era digna de orgulho. Perdi a bendita bolsa por burocracias, e isso foi um erro imperdoável, fui criticada e só não fui pregada na cruz sabe lá Deus porque. Continuei na minha caminhada, larguei o emprego e me dediquei um pouco mais só aos estudos, consegui um emprego melhor perto de casa e continuei.
Passei no vestibular em quarto lugar, mas numa faculdade particular e isso obviamente não deveria ser orgulho para ninguém, desisti da vaga. Não passei na federal e naquele dia que o listão saiu, a terceira guerra mundial foi na minha “casa”.
Continuo trabalhando, e ganhei bolsa de estudos em um curso técnico que está sendo muito bom. Vivo cansada, e sem tempo, às vezes da vontade de desistir. Mas desistir seria jogar fora tudo que eu fiz. Hoje todas essas minhas conquistas tem um valor maior pra mim. Acordei pra vida e vi que nada foi minha obrigação, afinal eu poderia simplesmente ter largado o colégio, nem estudar nem trabalhar, e viver em casa dormindo.
Minha família nunca foi muito de sentir orgulho de mim, a verdade é que desde sempre por mais que eu fizesse tudo impecavelmente bem, os méritos sempre iam pra alguma prima ou amiga. Cresci com isso encubado, uma espécie de costume.
Mas hoje em dia cresci, e parei de sentir pena de mim. Tenho é orgulho, orgulho de mesmo estar indo totalmente contra tudo que sonhei pra mim, ainda continuo aqui, lutando e fazendo o possível, não para que sintam orgulho de mim, afinal antes eu quase implorava por um elogio ou reconhecimento, hoje em dia isso não me pertence mais.

Caminho por mim, para meu futuro e para que um dia lá na frente eu olhe pra trás e veja que tudo valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário